A estrutura logística brasileira deu seu maior salto nos últimos anos com o programa de leilões, concessões e autorizações.
O Min. Infraestrutura transferiu para a iniciativa privada (2019 a 2021) 81 ativos logísticos e R$ 89,9 bilhões de novos investimentos em aeroportos, portos, cabotagem, ferrovias e rodovias, e destravando modais que estavam subestimados. Outra ponta que faz a logística brasileira crescer é o comércio eletrônico, que desde o início da pandemia passou a crescer em ritmo ainda mais forte (+26,9% em 2021, R$ 161 bilhões).
Para apoiar esse mercado, galpões logísticos de todos os portes foram – e continuam sendo – construídos. Em 2021 foram erguidos 3,6 milhões de metros quadrados de galpões de alto padrão. A diversificação de categorias de produtos (cadeia do frio, produtos perecíveis, medicamentos, eletrônicos); Crescimento da uberização na última milha: vans, veículos de passeio, motos, bicicletas normal/elétrica, testes com drones etc.; além da interiorização da cadeia de produção e consumo.
Exposição a perdas e roubo de cargas ampliam as necessidades de serviços de segurança; e exigem crescente atenção dos intervenientes para adequada cultura e gestão de risco na logística de carga.
O Brasil aparece como líder regional na reorganização de cadeias globais, e empresas precisarão apresentar uma política de gestão de riscos para estarem preparadas para aproveitar essas oportunidades.
COMPARTILHE
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
10 ANOS. ORGULHO DE SER GUARD CENTER.
Pelo sucesso alcançado, agradecemos a todos que confiaram em nós, mas, foi com investimento em estrutura, processos e principalmente em pessoas, que simplesmente acreditar em nossos sonhos valeu a pena
Escolta Armada no Brasil e seus desafios.
Com o prejuízo anual que supera os 3 bilhões de reais ano, nota-se que o campo da Escolta Armada tem muito a crescer ainda